Como consideram este Blog

terça-feira, 22 de abril de 2008

Dia Mundial da Terra - 22 de Abril


Pois é, hoje é o Dia Mundial da Terra. O Dia da Terra foi criado em 1970, pelo senador norte-americano Gaylord Nelson, mas só em 1990, dia 22 de Abril foi adoptado mundialmente como o Dia da Terra. Muitas organizações têm-se preocupado com estas questões, como a ONU, sendo que já houve várias conferências e também o Protocolo de Quioto. O Protocolo de Quioto é consequência de uma série de eventos iniciada com a Conference on the Changing Atmosphere, seguida pelo IPCC's First Assessment Report e que culminou com a Convenção-Quadro das Nações Unidas Unidas sobre a Mudança Climática. Este protocolo estimula os países signatários a cooperar entre si, através de algumas acções básicas mas que muito pouco têm feito e muito pouco têm contribuído).

Certamente já ouviu falar da política dos 3R's. Reduzir, Reutilizar e reciclar. Temos de aprender a contribuir para cada uma destas metas e dar uma mãozinha ao ambiente.

O planeta Terra está muito doente. Alguns dos seus problemas mais graves são os seguinte: Problema da seca, Fogos florestais, Alterações climáticas, Desflorestação, Perda de água doce, Erosão e desertificação, Decréscimo da biodiversidade, Crise dos recursos piscícolas, Produção e deposição de resíduos, entre muitos outros.

Quem quiser ser mais curioso e profundar os verdadeiros problemas, pode visitar os sites http://www.euronatura.pt/; http://groups.yahoo.com/group/InfoNature-Portugues/message/915, entre muitos outros.

Sem comentários: