Como consideram este Blog

sexta-feira, 4 de julho de 2008

4 de Julho - Dia Internacional do Cooperativismo


O pioneirismo do movimento cooperativista radica-se na Cooperativa de Rochdale (Inglaterra), fundada em 1844 e conheceu uma expansão, a nível mundial, que levou à criação da AIC (Aliança Cooperativa Internacional), em 1966 e ao atingir de mais de 500 milhões de cooperativistas na Terra. No dia 21 de dezembro de 1844, um grupo de tecelões ingleses reuniu-se e fundou uma sociedade. Descobriram que juntos podiam defender seus direitos, já que a união faz a força! Juntos, podiam adquirir produtos e serviços básicos, cultivando o espírito de cooperação, igualdade e solidariedade.
Este movimento cooperativista deu foi tão bem sucedido que actualmente existem milhares de cooperativas dos mais diversos segmentos. Segue alguns exemplos de cooperativas: Educação, crédito, saúde, agropecuária, habitacional.
Isto é, nasceu fundamentalmente da consciência cívica e democrática de um grupo de cidadãos para o facto de que era possível, com o espírito de entreajuda, enfrentar, em conjunto, um sistema económico caracterizado por acentuadas desigualdades sociais, sendo não só possível enfrentá-lo como alterá-lo. A comemoração do «Dia Internacional do Cooperativismo», que mais uma vez se assinala, num propósito de sensibilização e de responsabilização, a 4 de Julho, transporta também para uma actualizada vivência a importância das Cooperativas e a sua marcante posição nos mais variados sectores – da habitação à educação, do consumo à saúde, da agricultura às pescas e ao comércio e num sem número de áreas onde as mãos unidas têm realizado verdadeiros monumentos à vontade, determinação e crença no ideal cooperativo.

Sem comentários: