Como consideram este Blog

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

A escolha da cidade dos Jogos Olímpicos e os seus símbolos

A escolha da cidade dos Jogos realiza-se em reunião do COI (Comité Olímpico Internacional) sete anos antes da prova (as Olimpíadas).
A escolha da cidade-sede é feita em duas etapas. Na primeira delas são analisados 11 critérios e as candidatas recebem notas de 1 a 10. A segunda etapa da selecção é mais exigente. Isso inclui uma avaliação de 17 critérios, além de uma visita da Comissão Avaliadora às cidades candidatas. Os critérios analisados são: Legado, apoio político, legislação, fronteira, meio ambiente, finanças, marketing, locais de prova, Paralímpiadas, vila olímpica, saúde, segurança, acomodações, transporte, tecnologia, mídia e cultura. Essa avaliação se constitui na elaboração de um relatório apontando os principais pontos positivos e negativos de cada cidade.
Existem vários símbolos olímpicos que têm muita importância para a concretização dos jogos. São eles os seguintes:

A Bandeira=> A bandeira olímpica é branca com cinco anéis entrelaçados. Foi idealizada pelo Barão de Coubertin, em 1913, sendo só hasteada num estádio nos Jogos de 1920. Os anéis representam os continentes (azul, Europa; amarelo, Ásia; preto, África; verde, Oceania; e vermelho, América). Com as cinco cores podem ser compostas grande parte das bandeiras do mundo. Ao criar o símbolo dos jogos, as cidades devem usar os anéis misturados a outros elementos. A bandeira traz também o lema olímpico "Citius, altius, fortius" (Mais rápido, mais alto, mais forte), idealizado por um monge francês chamado Didon, amigo do Barão de Coubertin, em 1890.

A Chama Olímpica=> A chama olímpica ou tocha olímpica é outro dos símbolos dos Jogos Olímpicos e é um símbolo que segundo a lenda Prometeu teria roubado o fogo de Zeus para o entregar aos mortais.

O Juramento=> Os gregos faziam uma oração no templo de Zeus para que as competições fossem justas. Actualmente, os atletas prometem, no juramento, honra, boa vontade e desportivismo. Com o objectivo de diminuir sentimentos nacionalistas, em 1920 a expressão "honrar o nosso país" foi trocada por "honrar a nossa equipa".


As Medalhas=> Actualmente são entregue medalhas aos três primeiros, sendo que a medalha de Ouro é para o 1º lugar, a medalha de Prata para o 2º lugar, e a medalha de Bronze para o 3º lugar. As respectivas medalhas são entregues aos atletas quando sobem ao Podium. Na Grécia antiga, havia uma Procissão liderada pelos atletas vencedores até ao Templo de Zeus, onde eram premiados um por um com uma coroa de louro atribuída pelos juízes.

Sem comentários: