Como consideram este Blog

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

o que é e para que serve o Comité Olímpico Internacional (COI)


O Comité Olímpico Internacional (COI) foi fundado em 23 de Junho de 1894 pelo barão francês Pierre de Coubertin com o intuito de organizar os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna e ajudar a promover a sua realização de quatro em quatro anos. É uma organização não-governamental e não lucrativa que actualmente actua como órgão centralizador da administração e legislação das Olimpíadas. É o responsável pela organização tanto dos Jogos de Verão como os de Inverno e detém os direitos sobre os símbolos olímpicos, tais como os logo-tipos e a bandeira formada pelos cinco anéis.
Coordena o chamado Movimento Olímpico, que hoje inclui 205 Comités Olímpicos Nacionais, 34 Federações Desportivas Internacionais, os Comités Organizadores dos Jogos Olímpicos, associações, clubes e, claro, os atletas.
Mais do que promover competições desportivas nacionais e internacionais, o Movimento Olímpico visa contribuir para um mundo melhor através da educação e do desporto. Aqui ficam alguns dos objectivos fundamentais do Comité Olímpico Internacional e dos Jogos Olímpicos:
-> cooperação com organizações públicas e privadas para colocar o desporto a serviço da humanidade;
->promoção do desenvolvimento do desporto sem discriminação;
-> estruturação do desporto feminino, procurando garantir a participação das mulheres em todos os níveis desportivos;
-> oposição à exploração comercial de desporto e atletas;
-> luta contra o doping;
-> divulgação da ética no desporto;
-> divulgação da consciência ambiental e promoção do desenvolvimento sustentável;
-> suporte educacional e financeiro a países em desenvolvimento

Sem comentários: