Como consideram este Blog

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Jogos Olímpicos

Os Jogos Olímpicos de Verão de 2008, oficialmente conhecidos como os Jogos da XXIX Olimpíada, acontecem em Pequim, na República Popular da China entre os dias 6 e 24 de Agosto de 2008, com a cerimónia de abertura marcada para acontecer às 8:08 da noite de 8 de Agosto de 2008 no horário local (o número 8 tem significado de prosperidade na cultura chinesa).
Um total 205 nações estarão representadas nos Jogos Olímpicos de Verão de 2008. As modalidades que serão disputadas nos Jogos são as seguintes:Atletismo, Badmington, Basebol, Basquetebol, Boxe, Canoagem, Ciclismo, Esgrima, Futebol, Ginástica, Halterofilismo, Andebol, Hipismo, Hóquei no campo, Judo, Lutas (Greco-Romana e Livre), Natação sincronizada, Natação, Pentatlo moderno, Pólo aquático, Remo, Saltos ornamentais, Softbal, Taekwondo, Ténis, Ténis de mesa( Ping-Pong), Tiro, Tiro com arco, Triatlo, Vela, Voleibol. Por sua vez, muitas das modalidades olímpicas subdividem-se em duas ou mais disciplinas, existindo ainda competições separadas para homens e mulheres.
Os Jogos Olímpicos, também conhecidos como Olimpíadas, compõem um evento desportivo que ocorre a cada quatro anos, após o período da olimpíada, e que reúne atletas de quase todos os países do mundo, para competirem em várias categorias de desporto. Aos três primeiros classificados de cada prova, são atribuídas medalhas de ouro (primeiro lugar), prata (segundo lugar) e bronze (terceiro lugar). O período decorrido entre duas edições dos Jogos Olímpicos chama-se Olimpíada.
Os Jogos Olímpicos antigos eram um festival religioso e atlético da Grécia Antiga que se realizava de quatro em quatro anos no santuário de Olímpia em honra de Zeus. A data tradicional atribuída à primeira edição dos Jogos Olímpicos é 776 a.C.. Os Jogos Olímpicos eram os mais importantes jogos pan-helénicos, tendo sido proibidos pelo imperador cristão Teodósio I em 393 da era actual, por serem uma manifestação do paganismo.
Porém, em 1896 (após 1500 anos), um aristocrata francês, Barão de Coubertin, recuperou os Jogos tentando reavivar o espírito das primeiras Olimpíadas, que passaram a ser realizadas de quatro em quatro anos desde então (como a tradição grega), tendo sido interrompidos apenas durante a 1ª e a 2ª Guerra Mundial. No entanto este aristocrata francês manifestou-se contra a participação das mulheres nos Jogos.
Dada a importância e a visibilidade dos Jogos para o mundo, estes têm também, nos últimos anos, sido usados como espaço para confrontos políticos e reivindicações, de que são os piores exemplos o massacre de Munique em 1972, em que membros da comitiva israelita foram feitos reféns por extremistas palestinianos e os boicotes durante a Guerra-fria, aos Jogos de 1980 e 1984, pelo bloco de países soviéticos e pelos Estados Unidos, respectivamente, e também o atentado à bomba ocorrido em Atlanta em 1996. No entanto, num exemplo de aproximação e reconciliação entre os povos, de que os Jogos Olímpicos pretendem ser símbolo, a Coreia do Norte e a Coreia do Sul, participaram nos Jogos de Sydney em 2000 e de Atenas em 2004 desfilaram nas cerimónias sob uma única bandeira.
As Olimpíadas são jogos de verão, mas o verão do norte, que vai de Junho a Setembro, quando os atletas têm calor suficiente para treinar e competir. Deixam de fora, assim, os chamados “Desportos de Primavera”, que necessitam de neve para sua realização, fundamentalmente. Para abrigar essas modalidades, o COI cria, em 1947, os Jogos Olímpicos de Inverno, disputados sempre no Hemisfério Norte. Prosseguindo seus projectos de abrir as modalidades olímpicas a todos os desportistas do mundo, o COI cria as Paralimpíadas em 1952, dedicadas especificamente aos atletas com alguma deficiência física. Exceptuando de 1968 a 1984, esses Jogos Paralímpicos foram realizados nas mesmas cidades dos jogos convencionais.

Sem comentários: