Como consideram este Blog

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Jogos Paraolímpicos



Os Jogos Paraolímpicos são o equivalente aos Jogos Olímpicos, com provas restritas a atletas com deficiências físicas, visuais ou mentais.
Em 1948, Sir Ludwig Guttmann (neurologista alemão) organizou uma competição envolvendo veteranos da II Guerra Mundial com lesões na medula; Em 1952 juntaram-se a esses jogos competidores dos Países Baixos, desse modo internacionalizando o evento. Os primeiros jogos para atletas com deficiências organizados à imagem dos Jogos Olímpicos realizaram-se em Roma, em 1960, e ficaram conhecidos como Jogos Paraolímpicos. Os primeiros Jogos Paraolímpicos de Inverno realizaram-se em Örnsköldsvik, na Suécia, em 1976.
A partir de 19 de Junho de 2001, foi assinado um acordo entre o Comité Olímpico Internacional e o Comité Paraolímpico Internacional que determina que os Jogos Paraolímpicos serão realizados em paralelo com os Jogos Olímpicos.
Os últimos Jogos Paraolímpicos foram os IX Jogos Paraolímpicos de Inverno, realizados em Turim, na Itália, entre 10 de Março e 19 de Março de 2006.
Nos jogos paraolímpicos as principais modalidades são as seguintes: atletismo, baquetebol em cadeira de rodas, boccia, esgrima em cadeira de rodas, ciclismo, equitação, futebol 5, futebol 7, goalball, halterofilismo, judo, voleibol sentado, tiro, tiro com arco, ténis em cadeira de rodas, rugby em cadeira de rodas, ténis de mesa e natação.
Em Portugal e também em outros países, os atletas não têm o devido reconhecimento e o devido valor. O que é uma pena. Os atletas paraolimpicos são iguais aos outros atletas, a única diferença é que têm uma deficiência. Já está na altura de serem reconhecidos pelo enorme talento e força de vontade com que lutam!!! Uma lição para nós todos!!! Portugal têm uma mascote paraolímpica que é o Bicas!!!


O Bicas! A nossa Mascote!

1 comentário:

Anónimo disse...

gostava de saber mais tambem tou a fazer um trabalho sobre isso digam me mais,,,