Como consideram este Blog

terça-feira, 3 de junho de 2008

Anorexia

A anorexia é um grave transtorno alimentar devido à obsessão pela magreza. Esta doença leva a medidas extremas de emagrecimento como exercício exagerado, vómito ou jejum absoluto. Afecta principalmente o sexo feminino em idades compreendidas entre os 12 e os 20 anos, mas também pode afectar os homens. As causas desta doença são diversas, pode derivar de factores biológicos, psicológicos, familiares e sociais. Obsessão pela moda e toda a magreza que envolve esse mundo, gozo por parte dos colegas por serem mais cheinhas e problemas familiares. Uma pessoa anorética poderá também ser bulimica, ou seja, em quanto uma pessoa anorética faz de tudo para não comer, mentindo e tentando comer a horas diferentes dos familiares, uma pessoa que sofre de bulimia come exageradamente e em seguida provoca o vómito. Nestes casos o acompanhamento precoce de especialistas como nutricionistas, psicólogos e psiquiatras é essencial, pois esta doença mata quando se encontra em estado avançado de desnutrição. É essencial que os pais acompanhem os filhos e tomem atenção aos mínimos sinais. Infelizmente o nosso corpo é cada vez mais um passaporte para o "sucesso" na carreira profissional, amizades, namoros, etc... A cura desta doença é um processo muito demorado e fazer com que o paciente não tenha recaída é ainda mais difícil.
Vamos encarar este mal como uma doença e não como uma "maluqueira", pois é assim que muita gente pensa. A disfunção é tão grande que a pessoa olha-se ao espelho e por mais esquelética que esteja vê-se gorda. Daí vem o isolamento, não querer estar com ninguém.
Jovens, Portuguesas sem uma banhinha de lado não são Portuguesas. Ter onde agarrar é que é bom. Gordura não é formosura, mas ser esquelética é ainda mais feio. Não se deixem cair nesse mundo...

1 comentário:

Anónimo disse...

Mulher que é mulher tem curvas! Ponham na cabeça uma vez por todas, os homens têm mãos não é para andarem sempre a batê-las mas também para agarrar a carninha das mulheres!!!! Orgulhem-se das curvas e da carninha, é o que nos distingue dos homens... e a inteligência claro, mas isso é outra conversa!