Como consideram este Blog

quarta-feira, 25 de junho de 2008

A operação do pai da loira


Pois é, o meu pai foi internado dia 24 de Junho no Hospital Curry Cabral, mas já se encontra bem e até deverá sair hoje. Andei bastante nervosa e preocupada, mas em príncipio o pior já passou. O meu pai foi desentupir 2 veias do coração, mas no próximo mês (Julho) vai ter de voltar ao hospital, para desentupir uma terceira veia do coração (sendo que foi utilizado um cateter que entrou pela virilha até ao coração) . O processo, propriamente dito, chama-se um cateterismo cardíaco (que foi o que fizeram ao meu pai). Mas FELIZMENTE já está tudo bem e logo já vou ter o meu paizito em casa. IUPI!!!!!!!!!!!!
O cateterismo cardíaco é um método de diagnóstico invasivo, pelo qual avaliamos a presença ou não de entupimentos nas artérias (veias) coronárias, além do funcionamento das válvulas e do músculo cardíaco. É um exame praticamente indolor, sob anestesia local. Para realizá-lo é necessário a introdução de um cateter num vaso sanguíneo para chegar ao coração. O cateter pode ser introduzido por uma artéria ou veia a partir da perna (virilha), do braço (ao nível do cotovelo) ou pelo punho. Depois o cateter avança até às veias coronárias.
Ou seja, o médico injectará através de uma pequena agulha um anestésico local, na área que vai ser utilizada. Há uma pequena sensação de ardor, seguida de adormecimento ao fim de alguns segundos. O médico faz um corte de 2 a 3 cm de largura, próximo à prega do cotovelo, do braço ou da virilha. Nesse corte é introduzido o cateter (2,7 mm de diâmetro e 1m de comprimento), que percorre o vaso até chegar ao coração. Pelo cateter é injectado um líquido de contraste radiológico, a base de iodo, que permite viualizar, por meio de um aparelho de raio-X, os vasos e as cavidades do coração. A passagem do cateter através das cavidades cardíacas pode provocar palpitações (batimentos rápidos do coração), mas é normal senti-las.
O cateterismo cardíaco é considerado um exame seguro e quase sem riscos. O risco do exame é habitualmente dado pelo risco e gravidade da doença cardíaca que está a ser diagnosticada.

2 comentários:

Anónimo disse...

As melhoras para o teu pai loiraça! bj* :)

Anónimo disse...

Thais Regina
Gostei muito da explicação
estou em pânico TOTAL pois minha mãe terá que fazer esse exame, eu estava com dúvidas, se iriam desentupir ou não.
estou com medo
melhoras p seu pai
bjos