Como consideram este Blog

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas



Anualmente a ONU, através do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC) dá ênfase à Campanha Internacional de Prevenção às Drogas. A data foi definida pela Assembléia Geral da ONU através da Resolução 42/112 de 7 de Dezembro de 1987, implementando recomendação da Conferência Internacional sobre o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, realizada em 26 de Junho do mesmo ano, ocasião em que se aprovou o Plano Multidisciplinar Geral sobre Actividades Futuras de Luta contra o Abuso de Drogas.
A Organização das Nações Unidas decretou, em 1987, que o dia 26 de Junho passaria a ser comemorado como “Dia Internacional Contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas”, a fim de despertar a atenção pública para a problemática da droga que assume uma proporção dramática a nível mundial, levando as pessoas a conhecer os efeitos nefastos da toxicodependência, e incentivando-as a participarem e apoiarem conjuntamente o combate à droga.
Consumir drogas ou não é uma questão de opção – uma opção que deve ser feita com conhecimento de causa. No entanto, há demasiadas pessoas no mundo que estão mal informadas sobre os efeitos potencialmente devastadores das drogas. É por esta razão que necessitamos trabalhar em prol de uma educação melhor e de uma maior sensibilização, a fim de prevenir o abuso de drogas. Necessitamos de uma orientação mais sistemática por parte dos governos. Necessitamos de exemplos melhores de casos em que os efeitos nocivos do consumo de drogas não afetam apenas os indivíduos que as consomem, mas também outras pessoas. O apoio dos pais que se preocupam com os filhos e os ouvem tem-se revelado um dos mais importants factores de protecção contra o uso indevido de drogas. Mas, em relação aos milhares de jovens de todo o mundo que não têm a sorte de contar com um meio familiar que os apoie, todos temos uma responsabilidade especial. Precisamos levar as pessoas a compreenderem que as drogas são ilegais porque são um problema; não são um problema por serem ilegais. A droga causa problemas de saúde e mentais. Quando causam dependência, podem trazer sofrimento para os que as consomem e para as pessoas com quem eles convivem habitualmente. Quando consumidas via intravenosa, podem contribuir para a propagação de doenças mortíferas, especialmente o HIV/AIDS (VIH/SIDA). Quando produzem os seus efeitos devastadores, não respeitam limites de classe social, raça ou ocupação, nem limites geográficos.
Milhões de pessoas, no mundo inteiro, são directamente afectadas pelo problema da droga: aqueles que a consomem e as suas famílias. A sua vida é abalada, perdem a saúde, interrompem os estudos ou perdem o emprego, provocam a ruptura da sua família. Os toxicodependentes, bem como os seus familiares e amigos, precisam de saber que há uma saída para o problema da droga e que é possível obter ajuda, sob diferentes formas, em função das necessidades e da situação de cada um.Estima-se que 200 milhões de pessoas, em todo o mundo, consumam drogas ilícitas. Isso representa 4,7% dos habitantes do planeta com mais de 14 anos.
O Gabinete das Nações Unidas para a Droga e a Criminalidade disponibiliza, no seu site (www.unodc.org), diversas ferramentas de informação sobre o tratamento da toxicodependência. Neste Dia Internacional de Luta contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, devemos examinar e tomar em consideração os dados extremamente convincentes sobre o tratamento da toxicodependentes e os seus resultados. Quando o tratamento resolve, todos ganhamos com isso.

Sem comentários: