Como consideram este Blog

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Dia Mundial do Meio Ambiente


Antes de mais, O que é Ambiente e Ambientalismo?
O ambiente, em geral, consiste no conjunto das substâncias, circunstâncias ou condições em que existe determinado objecto ou em que ocorre determinada acção. Em biologia, principalmente na ecologia, o meio ambiente inclui tudo o que afecta directamente o metabolismo ou o comportamento dum ser vivo ou duma espécie, incluindo a luz, o ar, a água, o solo ou os outros seres vivos que com ele coabitam.
O ambientalismo, movimento ecológico ou movimento verde consiste em diferentes correntes de pensamento de um movimento social, que tem na defesa do meio ambiente sua principal preocupação, demandando medidas de proteção ambiental, tais como medidas de anti-poluição.

A 15 de Dezembro de 1972, a Assembleia Geral das Nações Unidas designou o dia 5 de Junho o Dia Mundial do Meio Ambiente, de forma dar a conhecer melhor às pessoas a necessidade de conservar e melhorar o meio ambiente. Foi escolhido o dia 5 para comemorar esta data, pois foi nesse dia que se iniciou a conferência das Nações Unidas sobre o Meio Humano, celebrada em Estocolmo em 1972, a raiz da qual se criou o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
O século XX foi apelidado como a era em que a tecnologia e o progresso industrial seriam capazes de satisfazer as necessidades materiais, restabelecer a paz social, reduzir as desigualdades. Nos últimos 50 anos, a produção mundial de grãos triplicou, a quantidade de terras irrigadas para a agricultura duplicou, o número de automóveis passou de 500 milhões, o mesmo acontecendo a televisores, geladeiras, chuveiros eléctricos, lavadoras, secadoras, computadores, celulares, microondas, fax, videocassetes, CDs, parabólicas, descartáveis e outras invenções. As riquezas produzidas, nesse período, quintuplicaram. Mas, também nos últimos 50 anos, o mundo perdeu 20% de suas terras férteis e 20% de suas florestas tropicais, com milhares de espécies ainda nem conhecidas. O nível de gás carbónico aumentou 13%, foram destruídas 3% da camada de ozono, toneladas de materiais rádio-activas foram despejadas na atmosfera e nos solos, os desertos aumentaram, rios e lagos morreram por causa da chuva ácida ou de esgotos domésticos e industriais.
De acordo com a Teoria de Evolução de Charles Darwin, somos um animal como qualquer outro, somos fruto da evolução das espécies, em palavras mais simples: Viemos todos da natureza. Sendo assim temos que andar de mãos dadas com Ela, e não contra-lá! Isso se quisermos continuar a existir.


Sem comentários: