Como consideram este Blog

terça-feira, 3 de junho de 2008

Rock in Rio Lisboa 2008 - Por um Mundo Melhor

Eu (loira) fui no dia 30 de Maio e adorei ouvir e ver Paulo Gonzo, Ivete Sangalo, Amy Winehouse e, claro, o meu Lenny Kravitz (grrrrrrr). Só tenho a dizer que depois do cai não cai de Amy Winehouse, à beira do colapso durante boa parte da actuação, Lenny Kravitz salvou a honra do Rock In Rio Lisboa, ontem à noite, com um concerto muito competente. O rocker americano, que antes deste concerto se apresentara por duas vezes em Portugal, chegou a Lisboa acompanhado de uma banda calejadíssima, com percussão, teclas e sopros ao rubro, e fez esquecer a insegurança da artista que o antecedeu com a sua presença sólida e máscula. Tudo começou, de forma algo inesperada, com «Back In Vietnam», do novo It´s Time For a Love Revolution , enquadrada pelo fogo de artifício que assinalou o primeiro dia do Rock In Rio Lisboa. Todo vestido de preto e com uma corrente dourada ao pescoço, Lenny Kravitz teve uma presença forte e empática em palco, mesmo sem necessidade de recorrer à habitual avalanche de elogios ao público nacional ou a grandes experiências com a língua de Camões. O trunfo do seu concerto esteve nas canções facilmente reconhecíveis e na forma séria e concentrada como todo o espectáculo foi conduzido. Pouco antes do encore, havia já quem procurasse as saídas do recinto ( como em tudo), mas o encore trouxe «Are You Gonna Go My Way», um dos temas mais aguardados do alinhamento.
Só posso dizer que: FOI LINDO, ADOREI, VENEREI, AMEI, UM ESPECTÁCULO!!!
O Festival foi realizado pela 1ª vez na cidade do Rio de Janeiro em 1985 que ficou conhecido como "Cidade do Rock" e contava com o maior palco do mundo já construído até então e idealizado pelo empresário brasileiro Roberto Medina destinou-se a projectos sociais. Entre 1985 e 2006 já actuaram no Rock in Rio (entre outros) Queen, Iron Maiden, Whitsnake, AC/DC, Scorpions, Ozzy Osbourne, Prince, Joe Cocker, INXS, Carlos Santana, Billy Idol, Guns N' Roses, Faith No More, Judas Priest, Megadeth, Sepultura, George Michael, Sting, Daniela Mercury, R.E.M., Foo Fighters, Oasis, Papa Roach, Queens of the Stone Age, Sheryl Crow, Red Hot Chili Peppers, Deftones, Paul McCartney, Ben Harper, Rui Veloso, Evanescence, Incubus, Slipknot, Moonspell, Black Eyed Peas, Britney Spears, João Pedro Pais, Pedro Abrunhosa, Alicia Keys, Shakira, Jamiroquai, Roger Waters, Da Weasel e Anastacia.
A organização do Rock in Rio definiu que para as duas edições de 2008 ( Lisboa e Madrid) o tema central do Projecto Social, Por Um Mundo Melhor, serão as alterações climáticas. Com base no programa Carbono Zero, estão a ser desenvolvidos esforços no sentido não só de reduzir e compensar as emissões de carbono do evento, mas também de chamar a atenção de empresas, organizações e dos cidadãos para a necessidade de mudar de atitude perante o tema das alterações climáticas. De referir ainda que o palco principal, vai funcionar com energia solar, com a utilização de 240 painéis solares.A medida insere-se na estratégia da organização para a próxima edição do festival, cujo tema central é o ambiente, sensibilizando para o problema das alterações climáticas. Estão a ser desenvolvidos esforços no sentido não só de reduzir e compensar as emissões de carbono, mas também alertar todos os cidadãos para mudarem as suas atitudes para com o ambiente.
A terceira edição do Rock in Rio Lisboa decorre a 30 e 31 de Maio e a 1, 5 e 6 de Junho.Além dos Metallica, estão confirmadas as actuações de Lenny Kravitz, Alejandro Sanz, Ivete Sangalo, Machine Head e dos portugueses Xutos & Pontapés, presença regular nas três edições do Rock in Rio Lisboa.

2 comentários:

Tânia e Inês disse...

Olá sou eu a morena.
Vim aqui comentar este bom posto da loira, escrito bem do fundo por alguém que admira o Lennyzinho.
Pessoalmente também gosto bastante de alguns sons dele, mas achei que ele está um bocadinho fora de forma... gordinho!!!!
Mas não é por isso que estou a comentar. Eu não fui ao Rock in Rio, mas acompanhei pela TV. Para mim o momento alto foi mesmo Amy Winehouse, por isso penso que nesse grande cartaz que foi o 1º dia não havia nada para salvar depois da actuaxao dela, pois todos comoveram à sua maneira. Ela quase caíu, estava rouca, bêbeda, etc, mas só o facto dela ter pedido desculpas por tudo, denota-se uma grande humildade. Chorar em palco e desabafar a tristeza dela pelo facto do marido estar preso foi um momento ao qual eu nunca tinha assistido na vida. Se formos a ver ela só veio confirmar toda aquela polémica que gira à volta dela e que a faz ser tão criticada. Cada um faz da sua vida o que quer, mas tenho pena que ela não acorde para a vida e pare de se lixar tanto. Infelizmente por este andar ela não durará muito, mas com certeza ela será sempre recordada, pois brindou-nos a nós e ao mundo da música com aquela voz espectacular, única, divinal, que ficará gravada para sempre.

Anónimo disse...

A Amy é uma rtista fabricada pela MTV, logo toda a carreira tem de ser à volta da vida (im)pessoal dela, infelizmente depois temos que assistir a um espectaculo daqueles, mas dou os meus parabens ao gajo que estava a cantar com ela, não ´so cantou, puxou pelo publico, dançou, agarrou o espectaculo, como também fez de babbysitter da cantora em pleno palco... Não sei o nome dele, mas acho que ele sim tem o mérito todo... Lenny não vi mas concerteza foi um bom concerto, o homem é um verdadeiro artista! Eu vou dia 6!!! Vou ver como andam os meus Offspring, estou com expectativa mas ao mesmo tempo receio, vamos lá ver... E Linkin Park é sempre bom de se ver e ouvir! :)

Só uma nota final... Tokio Hotel não presta, eu sei que vou ter uma data de pitas atras de mim (sempre a chorar claro, porque elas choram por tudo e por nada) para me espancarem, mas a sério... poupem-me os esterismos! Desculpem-me loira e morena mas tive que desabafar pah