Como consideram este Blog

quinta-feira, 29 de maio de 2008

29 de Maio - Dia Mundial da Energia


A energia é tudo o que produz ou pode produzir acção, podendo por isso tomar as mais variadas formas. A energia não se cria nem se destrói, apenas se transforma, da qual o homem pode aproveitar e extrair da natureza e sem a qual não consegue viver. Durante muito tempo só o ouro e as pedras preciosas eram considerados riqueza, hoje são os recursos energéticos que determinam a riqueza dos países. Presentemente 85% de energia gasta em todo o mundo provém do petróleo e do carvão. O consumo de energia no mundo está resumido, em sua grande maioria, pelas fontes de energias tradicionais como petróleo, carvão mineral e gás natural, essas fontes são poluentes e não-renováveis, o que no futuro, serão substituídas inevitavelmente. Há controvérsias sobre o tempo da duração dos combustíveis fósseis, mas devido a energias limpas e renováveis e energia e sanções como o Protocolo de Quioto, que cobra de países industriais um nível menor de poluentes (CO2) expelidos para a atmosfera, as energias alternativas são um novo modelo de produção de energias económicas e saudáveis para o meio ambiente.
Energia renovável – é aquela que é obtida de fontes naturais capazes de se regererare, portante virtualmente, inesgotáveis. As energias renováveis são consideradas como energias alternativas ao modelo energético tradicional, tanto pela sua disponibilidade (presente e futura) garantida (diferente dos combustíveis fósseis que precisam de milhares de anos para a sua formação) como pelo seu menor impacto ambiental. Ex: energia eléctrica; energia eólica (vento); energia maremotriz e energia das ondas (mares e oceanos); energia térmica; energia solar (sol); energia hidráulica (rios e correntes de água doce); biomassa (matéria orgânica); energia geotérmica (terra).
Energia não renovável - é aquela que se obtém de fontes que, a curto ou longo prazo, se podem esgotar. Ex:Crude;Carvão;Gás natural;Petróleo;Urânio.
Outras formas de energia - As sociedades humanas dependem cada vez mais de um elevado consumo energético a sua subsistência. Para isso, foram sendo desenvolvidos, ao longo da história, diversos processos de produção, transporte e armazenamento de energia. Ex: Energia mecânica, energia potencial, energia cinética, energia química, energia nuclear, energia electromagnética, energia radiante.

Sem comentários: