Como consideram este Blog

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Cancro da Mama








MAMOGRAFIA








RASTREIO



















CANCRO DA MAMA






Em Portugal, com uma população feminina de 5 milhões, aparecem 4500 novos casos de cancro da mama por ano, isto é, 11 novos casos por dia, morrendo 4 mulheres por dia. O auto-exame, o exame clínico e a mamografia são meios para um diagnóstico precoce. 5% a 10% dos cancros da mama têm características genéticas e hereditárias. Existem técnicas cirúrgicas de reconstrução mamária, indispensáveis para uma melhor qualidade de vida através da auto-imagem e do auto-conceito da mulher.
Com o rastreio do cancro da mama, pretende-se não só um diagnóstico precoce, descobrindo tumores muito pequenos, muitas vezes não palpáveis e só vistos em mamografias ou ecografias, ou em fase evolutiva não invasiva, permitindo assim tratamentos menos mutilantes e menos traumatizantes, e uma sobrevida livre de doenças.
Os princípais sinais e sintomas são: pequeno nódulo ou espessamento localizado que se apalpa, assimetria, deformação ou rigidez dos contornos da mama, retracção da pele, descamação ou crostas, corrimento mamilar.
Se tiverem algumas dúvidas podem ligar para a "Linha Cancro"-808 255 255, consultar a Liga Portuguesa Contra o Cancroi (LPCC) ou consultar o site http://www.infocancro.com/ (não fala só do cancro da mama).
Tomem atenção à saúde, porque as coisas não acontecem só aos outros.

Sem comentários: